Crei

Inclusão


O conceito de inclusão aponta para a necessidade de aprofundar o debate sobre a diversidade. Isso implica buscar compreender a heterogeneidade, as diferenças individuais e coletivas, as especificidades da pessoa humana e, sobretudo as diferentes situações vividas na realidade social e no cotidiano escolar. A inclusão está fundada na dimensão humana e sociocultural que procura enfatizar as formas de interação positivas, possibilidades e apoio às dificuldades de acolhimento das necessidades dessas pessoas, tendo como ponto de partida a escuta dos alunos, pais e comunidade escolar.

Faz parte da profissão de educador acolher a diferença e, ao mesmo tempo, incentivar sua turma de educandos a ser um grupo de verdade. Toda vez que a palavra inclusão é mencionada no ambiente escolar, logo imaginamos incluir alguém com uma deficiência especifica. Pensamos em alguém com cadeiras de rodas, com transtorno mental ou psíquico, que não ouve, que não fala ou não escuta bem, e que precisará de ajuda para conviver e aprender em um ambiente com outras pessoas ditas normais. A experiência no trabalho com inclusão possibilita uma reflexão da realidade – a diferença (seja ela uma deficiência, qualidade ou uma característica) faz parte do ser humano. Portanto, todos, em algum momento da vida, precisam ser incluídos.


Caracterização da Instituição



 DADOS CADASTRAIS DA UNIDADE ESCOLAR
Unidade escolarCREI–CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EndereçoPraça Joana Angélica, 250 – Bairro: São José – CEP 45996-115
TelefonesTel: 30110209 -3011-2709 ou 3011-2715.-
E-mailmailto:inclus%C3%A3otdf@hotmail.com.
Home-pageBLOG: http://centrodereferenciaemeducacaoinclusiva.blogspot.com
Autorização de funcionamentoResolução Municipal 002/2010
Modalidades de ensinoEducação Infantil, Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e EJA
Quantitativo de alunos3.150 Alunos


O Núcleo de Educação Inclusiva - NEI - órgão interno da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, responsável pelas políticas públicas em Educação Inclusiva é o gerenciador das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI, articulado com o Conselho Municipal de Educação, Comunidade Escolar, Redes de Apoio, Família e demais segmentos da Sociedade. Em sua estrutura é dotado de recursos humanos e materiais diversos com o objetivo de garantir o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiências.
         
Equipe Técnica do Crei


* Daniele Barreto

Professora/Especialista em Educ. Especial - Setor Pessoa com Surdez.

* Silvana Lacerda

Pedagoga - Especialista em Psicopedagoga clínica e Institucional, Psicanalista e Especialista em Educação Especial - Setor Deficiências Intelectuais - Altas Habilidades e Superdotação.

* Olga Lacerda

Professora / Especialista em Educação Inclusiva - Setor Deficiência Visual.

* Maria Isabel Alves

Professora/Especialista em Educação Especial - Setor Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida.

* Juselita Oliveira Reis

Pedagoga / Especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional, Gestão de Entidade de Serviços sociais  – Setor Deficiências Intelectuais.