12 de agosto de 2010

Visita e Atendimento Psicológico, Psicopedagógico e Avaliação Psicomotora 11.08.2010

Participação no VI Seminário de Educação Inclusiva – Vitoria da Conquista - 2010











Intervenção com Professores do 6º ao 9º ano - 2010

Slide 4

Slide 4
A adolescência e sua necessidade de Acolhimento 
 


11 de agosto de 2010

Língua Portuguesa para Surdos


Com o propósito de discutir o tema, neste último final de semana, 05 e 06 de agosto de 2010, a Escola Municipal Vila Vargas, recebeu a assessoria em Língua Portuguesa para Surdos, do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos e uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas, através do Centro de Referência em Educação Inclusiva - CREI, Setor Pessoa com Surdez. O INES é um órgão do MEC fundado por Dom Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro em 1857, é uma referência Nacional em Educação de Surdos.
Participaram professores da área de linguagens e professores da educação infantil e anos iniciais que lidam diretamente com surdos, coordenadores e técnicos pedagógicos das redes Municipal e Estadual de Educação, tradutores e intérpretes da Libras, profissionais do ensino de Libras, e da área da fonoaudiologia.
As assessoras técnicas, professoras Ana Lúcia Videira e Maria Lúcia Cunha, em palestra aberta para perguntas e reflexões dos participantes, abordaram o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua e a importância da aquisição da Língua de Sinais. Em um segundo momento houve exposição de estratégias utilizadas e vivenciadas pelas profissionais no Instituto. Também visitaram Unidades Escolares, entrevistaram alunos surdos e ouvintes em classes regulares e realizaram oficina de cinema com a participação destes alunos.